Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Era uma vez o palhaço que amou

  As arquibancadas estão vazias, as luzes se apagaram, os risos se calaram, e o palhaço no centro do picadeiro de joelhos a lamentar. Que ironia, uma figura que nos tira muitas risadas no fim de cada espetáculo chora. Tudo por causa de um "romance".
  Há alguns anos, o circo se instalou numa cidade do interior paulista, seria só mais uma cidade, mais um espetáculo, e fim. Mas não foi bem isso que aconteceu, no momento em que o palhaço se apresentava, alguém na plateia o chamou atenção pela beleza, mas como já estava acostumado a ver muitas pessoas bonitas no plateia, foi só mais um rosto bonito. Ao fim do espetáculo, as luzes se apagaram, os risos calaram, o silêncio da noite de mais um fim tomou conta de todo o circo, foi quando o palhaço avistou uma pessoa que ainda estava ali. O palhaço ainda maquiado chegou perto da moça e lhe perguntou:
   - O que houve moça? Posso lhe ajudar? - Então a moça riu - Qual teu nome?
   - Lisa... Meu nome é lisa e o teu... Palhaço? 
   - Pode me chamar de Palhaço mesmo, me sinto bem assim.
   Os dois começaram uma longa conversa ali, durante várias horas.
   Noutro dia o espetaculo foi lindo mais uma vez, o palhaço ainda mais empolgado à fazer a plateia rir, mais um dia de conversa longa com Lisa.
   Então já no terceiro dia, Lisa o convidou para uma volta no parque. Os dois foram, o palhaço sem mquiagem mostrando tua face que há anos ninguém a via. Isso mostrou a Lisa como ela era especial a ele. E nesse dia para os dois a lua brilhou mais forte, seus corpos foram um só.
   Noutro dia o circo iria embora, mas juraram fidelidade um ao outro. E assim viveram por alguns anos. O palhaço fazendo a alegria da plateia para juntar dinheiro e comprar uma casa para morar junto com Lisa e constituir uma família. Mantiveram contato por cartas. 
   Lisa resolveu contar aos pais que iria sair de casa e morar com um "marido". Os pais de Lisa naturalmente queria conhecer o pretendente, saber onde trabalhava. Quando Lisa falou que era um palhaço, os pais dela a repreendeu na hora, não deixaram a filha casar-se com um palhaço e fizeram-na casar com um pretendente filho de um amigo da família. Os pais de Lisa começaram a pegar as cartas do palhaço que chegava para Lisa e antes dela pegar eles rasgavam.
Anos se passaram, Lisa já casada teve um filho e vivia a vida dela com seu marido. Quando um belo dia um circo veio a cidade e seu marido a convidou para ir o circo levar o filho. Lisa nem sabia que circo era e logo voltaram as lembranças de seu romance com um palhaço.
  O espetáculo começa, animais fazem o espetáculo, motos, mágicos, mulher barbada, e o Palhaço, sim o Palhaço, que na hora que entrou Lisa imediatamente o reconheceu e assistiu o espetáculo com lágrimas nos olhos. O palhaço ao avistar Lisa na plateia, fez todo o espetáculo chorando, mas mesmo assim fazendo o povo rir. O espetáculo acabou Lisa foi embora, seu marido sem saber o porque Lisa chorava.
  As arquibancadas estão vazias, as luzes se apagaram, os risos se calaram, e o palhaço no centro do picadeiro de joelhos a lamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário